Artes Sonoras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Aula]Aula Básica de Composição #5

Ir para baixo

[Aula]Aula Básica de Composição #5 Empty [Aula]Aula Básica de Composição #5

Mensagem  Will Treaty Sex Mar 11, 2011 6:49 pm

Autor: preischadt-mau3000
[center]Oi de novo, gente! Se bem me lembro, na última aula colocamos as mãos na massa e fizemos nossa primeira melodia. Lembro que citei sobre os efeitos de guitarra, e é para ele que vou reservar essa aula. Sei que foge um pouco do assunto central, que é a composição, então afirmo. Essa aulá não é obrigatória! Se você quiser, pule para a Aula #6!, mas apesar de não obrigatória, ajuda muito a criar suas MIDIs de forma diversificada! Sempre que uma aula não for obrigatória, eu avisarei. Mas nunca pule aulas se eu não avisar, isso com certeza vai confundi-lo!

Introdução
Bem, não há muito o que falar aqui. O que são os efeitos de guitarra? São truques e macetes de coisas que mudam e diferenciam o som da nota, tornando a guitarra um instrumento 100% único. Vou estar falando sobre os principais deles... aí vai o primeiro:

[box title=Primeira Técnica]
O Bend: Apesar de simples, é o meu favorito XD
O Que Vem a Ser?: Bends são, uma puxada na corta para alteração do tom.
Hmmm... o que faz exatamente?: O Bend aumenta a tonalidade da nota em várias formas de tempo diferente. Pode aumentar muito a tonalidade, em fração de segundos.
Certo... como eu faço numa guitarra?: Simples. Bata uma nota em qualquer casa e puxe-a ou empurre-a.
[/box]

Entendendo as tonalidades do Bend

O Bend é dividido em 4 Tonalidades gerais (existem outras), estas são:

Bend de 1/4:
Trata-se de aumentar a tonalidade da nota em 1/4. É uma pequena alteração no som, e causa diferenças. Mas não chega a mudar a nota.

Bend de 1/2:
Trata-se de aumentar a tonalidade da nota em 1/2 tom. Ou seja, passar a nota para o seu sustenido. Como assim? Bem, aumentar em meio tom, é mudar de nota. Ao utilizar um bend de meio tom, você passa a nota para seu sustenido. Ou seja, um Do com Bend de 1/2 tom vira um Do Sustenido (Do#).

Bend de 3/4:
Trata-se de aumentar a tonalidade da nota em 1/2 tom, mais 1/4. Ou seja, você vai aumentar a nota até seu sustenido e ainda mais 1/4 disso.

Bend Full:
Trata-se de aumentar a tonalidade da nota em 1 tom. Ou seja, um Do vira um Re.

Tipos de Bend

Sim, para [s]complicar sua vida[/s] variar, existem tipos de bend. Esse são:

O Bend Normal:
Você simplesmente empurra (ou puxa) a nota até a tonalidade que deseja do seu bend. Por exemplo, se você quiser um Bend Full, empurre a corda até o som chegar na próxima nota.

O Bend/Release:

Você faz o Bend Normal, depois volta. Exatamente, o som vai até a tonalidade desejada e depois volta para seu som inicial. Ainda existem variações para esse Bend. Você pode criar, por exemplo, um Bend/Release/Bend/Release, onde o som vai, volta, vai e volta.

Pré-Bend:
Nesse bend, você empurra a corda antes de palhetar, ou seja, você não ouvirá a nota subindo. Elá já começará com a tonalidade aumentada. É aconselhável para quando a guitarra não tem uma nota tão aguda, então você faz o Pré-Bend numa nota anterior, imitando o som da nota. Para outros casos, é mais aconselhável você tocar a própria nota.

Pré-Bend/Release:
Um pouco mais difícil de fazer. O Pré-Bend não se escuta enquanto a nota aumenta, mas o release dele sim. Ou seja, a nota começará com tonalidade aumentada depois diminuirá até chegar no seu tom normal.

Fazendo Seu Bend no Guitar PRO
Vou estar ensinando como fazer bends no Guitar PRO 5:

Passo 1) Insira uma nota qualquer.

Passo 2) Clique sobre a "bolinha" da nota.

Passo 3) Lá embaixo, procure por uma setinha. Clique nela.
[Aula]Aula Básica de Composição #5 95005333

Passo 4) Escolha seu tipo de Bend e sua tonalidade.

Passo 4) Dê OK

Pronto, seu bend foi criado! Se você feiz tudo certo, aparecerá uma seta embaixo de sua nota.

[Aula]Aula Básica de Composição #5 Mibend

Os Outros Tipos de Bend:
Até agora, esses bends que eu mostrei são os mais comuns. Mas você pode criar bends do jeito que você quiser. Naquela telinha onde você escolheu Bend e Tonalidade, você deve ter observado um plano quadriculado, alguns pontos, e linhas ligando esses pontos. Essa linha, é exatamente o seu bend. Quando ela sobe, seu Bend está aumentando a tonalidade, quando ela desce, está diminuindo. Para criar mais pontos é só clicar na tela. Veja o tipo de coisa que é possível fazer:

[Aula]Aula Básica de Composição #5 Bendloko

[Aula]Aula Básica de Composição #5 Bendloko2

Bem, o céu é o limite! Caramba, já escrevi um monte! Vou falar de mais um e encerrar essa aula, antes que você durma!

[box title=Segunda Técnica]
O Vibrato: Nunca entedi porque criaram essa técnica...
O Que Vem a Ser?: Um conjuto de rápidos bends de 1/2.
Hmmm... o que faz exatamente?: Dá um efeito de vibração na nota.
Certo... como eu faço numa guitarra?: Simples. Bata uma nota em qualquer casa, puxe-a e empurre-a várias vezes rápidamente.
[/box]

Os Tipos de Vibrato (Calma, são só 2 dessa vez XD)

Vibrato: Uma vibração mais leve.

Wide Vibrato: Uma vibração mais pesada.

Usando o Vibrato no Guitar PRO 5:

Passo 1) Insira uma nota qualquer.

Passo 2) Lá em baixo, procrue por 2 "cobrinhas". Clique em uma delas. (A da esquerda é o Vibrato Normal e a da direita é o Wide Vibrato)
[Aula]Aula Básica de Composição #5 Vib

Pronto! Escute sua nota e veja como é legal =D
Para saber se fez tudo corretamente, aparecerão 2 cobrinhas, uma em cima e outra em baixo de sua nota.

Vibrato Normal:
[img]http://[https://2img.net/r/ihimizer/img94/8906/normm.jpg/img]

Wide Vibrato:
[Aula]Aula Básica de Composição #5 Wideg

Conclusão:
Nessa aula, aprendemos sobre 2 Técnicas de Guitarra que alteram a tonalidade da nota, dando um efeito bem legal para sua música. Peço desculpas, não imaginei que ficaria tão extenso e que precisaria de 2 aulas para explicar tudo. Aguardo vocês na próxima aula! Obrigado!
Will Treaty
Will Treaty
Admin
Admin

Mensagens : 36
Pontos : 4912
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/03/2011
Idade : 94
Localização : Niterói - RJ

https://artes-sonoras.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos